Como aumentar em até 90% a produtividade das equipes da sua obra

Olá pessoal.

Nesse post de hoje eu gostaria de compartilhar com vocês uma planilha muito valiosa que eu tenho usado para fazer o controle e otimização da produtividade da mão-de-obra, nas obras que eu executo. Isso vem me ajudando muito a conhecer melhor o potencial das minhas equipes e cobrar melhores resultados.

Inclusive eu já tive equipes que praticamente dobraram a produtividade diária, depois que implantei esse controle.

Estou falando da planilha de controle da Razão Unitária de Produção (RUP).

Mas o que é o RUP?

A maioria das obras públicas são feitas com composições de tabelas como o TCPO da Pini ou a FDE. Nessas composições, existem índices de produtividade de mão-de-obra expressos em Hh (Horas x homem).

É esse índice que essa planilha tem o objetivo de controlar. Esse é o índice de produtividade correto para saber se suas equipes estão ou não sendo produtivas.

Basicamente, você soma o número de Horas x homens (Hh) e divide pela quantidade do serviço executado (Qs) naquele dia. Quanto menor o valor da RUP, melhor está sendo o desempenho da sua equipe.

A RUP pode ser feita em diferentes espaços de tempo, como dia, semana e ano, podendo assim trazer uma excelente perspectiva para seus planejamentos. Particularmente, eu gosto de usar índices que eu obtive em outras obras para controlar obras futuras, pois, eu prefiro usar os índices que eu mesmo controlei, do que índices como o da TCPO, que eu nem sei como chegaram no valor.


Eu gostaria de fazer um convite pra vocês. NESTA sexta-feira, dia 11/11, eu vou palestrar no CONOCC (1° Congresso Nacional Online sobre Como Construir), do meu amigo Eng° Carlos.

Nessa palestra eu vou ensinar como usar a planilha de controle do RUP, que eu disponibilizo abaixo para download.

O tema da palestra será: “Quais os principais fatores para o engenheiro cumprir o cronograma da obra ou até entregar antes do prazo."

O link para inscrição é: http://edz.la/O92KO?a=831315

Segue o link para o download da planilha RUP no campo logo abaixo.


Um grande abraço,

Wyllian Capucci