Corrupção na construção civil

Olá Construtores de Talento! Espero que vocês estejam tendo uma ótima semana. No artigo de hoje vou abordar sobre um tema muito delicado, que acredito fazer parte da rotina de 99% dos profissionais da nossa área, para não dizer 100%. Quase todo mundo já se deparou com isso pelo menos uma vez na vida. Caso ainda não tenha passado por isso, ainda vão ter o desgosto de passar. E esse problema se chama: Corrupção.



Corrupção é o simples fato de pensar de uma maneira errada quando se pretende ter ganhos financeiros, ou simplesmente o fato de tomar uma ação/postura que não é a mais correta pra obtenção de benefícios. Podemos estar tendo um pensamento corrupto simplesmente por tentar evitar uma forma de burlar alguma regra. Todo mundo, a não ser as crianças que são inocentes, já tiveram um ato ou pensamento nesse sentido.



Alguns exemplos de corrupção?

Corrupção é fazer o “gato-net" da multicanal na sua casa. É tentar jogar uma “ideia" no policial para não levar uma multa. É não declarar um bem a fim de pagar menos imposto. É receber uma parte do seu salário “por fora". É escolher um conhecido para fechar um contrato, etc.

Eu posso ficar o dia todo escrevendo exemplos que inclusive eu já fiz (estou sendo sincero aqui) e que muita gente vai se identificar por ter feito e até tentar justificar, mas não vou fazer isso. Quero focar este artigo na corrupção que sofremos no dia-a-dia de nossas obras e como podemos combater isso.

Muita gente já deve ter passado pelo constrangedor momento de tentar ser subornado ou ter visto uma situação de corrupção que envolvia outras pessoas, mas não podia dizer nada para não arriscar o seu emprego. Eu já passei por isso inúmeras vezes. Já me ofereceram dinheiro, contratos, equipamentos, caixas de cerveja e uma série de outras coisas, em troca de favores ou ganhos financeiros. Vou dar um exemplo bem concreto que me motivou a escrever este texto.



Nesse momento minha empresa está construindo uma obra de 3 torres em alvenaria estrutural. Nosso regime de construção é por contratos de empreitada, nós só temos a equipe administrativa e alguns funcionários para fazer a manutenção do canteiro de obras. Em uma obra de alvenaria estrutural eu não preciso nem dizer qual é o item A do orçamento, certo?

Muitos empreiteiros me procuram diariamente para tentar fechar o contrato da alvenaria da obra, que ainda não começou. A maioria deles são éticos e muito profissionais e me pedem os projetos perguntando se temos o interesse em avaliar o orçamento da empresa deles. Essa é a postura correta de uma empresa séria.

Mas não é assim que a grande maioria das empresas estão se comportando. Muitos empreiteiros chegam até mim com propostas, segundo eles, irrecusáveis. Tem também aqueles que me perguntam qual o menor preço que temos ou qual o valor temos no orçamento, para que eles possam passar o menor valor possível e ganhar a concorrência da obra.

É incrível como tem gente querendo dar um "jeitinho" de se beneficiar em tudo. Isso não existe, NUNCA abra os preços dos seus parceiros para outras empresas. Você estará sendo injusto, desonesto e burro. Sim, burro porque existem muitas técnicas de negociação que podem fazer você conseguir um ótimo desfecho na sua negociação, sem deixar de ser justo e correto. Leia este artigo.

Devemos sempre nos lembrar que quando trabalhamos no regime de terceirização de serviços, as empresas que prestam serviço para sua obra tem de ganhar dinheiro. Empreiteiro feliz resulta em serviço de qualidade e obra com baixo custo e retrabalho.

Claro que você deve tentar economizar o máximo possível na contratação, mas tome cuidado com preços muito baixos, pois podem te trazer grandes problemas no médio-longo prazo.

Claro que não vou citar nomes, mas se existe uma coisa que ninguém consegue abalar é a minha ética e a minha moral. Todos os profissionais da área, ou melhor, todos os seres humanos deveriam ter esse tipo de postura com relação a tudo.

Fazer esse tipo de proposta soa pra mim exatamente como passar um preço 15 vezes mais caro do que os empreiteiros concorrentes. Na verdade, depois dessa "proposta" não precisaria nem passar mais o preço, pois a empresa já estava descartada.

Esse tipo de atitude por parte das empresas se agrava ainda mais com a atual situação do país. Tem muito funcionário procurando emprego, tem muito empreiteiro parado procurando serviço. Existem empresas falindo, pois não conseguem fechar contratos e estão tendo que demitir quase toda sua equipe.

Esse é um momento que devemos ter cuidado na contratação. Muitos empreiteiros abaixam seus preços sem fazer as contas dos seus custos fixos e outras despesas e provavelmente vão te dar trabalho em alguns meses.



A postura que um engenheiro deve ter em relação a isso, é dizer NÃO! Seja firme e eduque. Tenha postura e seja inabalável, incorruptível. Você só tem a ganhar sendo honesto. Existe uma música do Jorge Bem Jor que fala: “Se o malandro soubesse como é bom ser honesto, seria honesto só por malandragem..."